EnglishPortuguese

Maxixe e Morrumbene tomados pelo caos

Os distritos de Maxixe e Morrumbene, na província de Inhambane, amanheceram sob grande tensão esta segunda-feira, 24 de Fevereiro, devido a uma série de actos de protestos.

Em Morrumbene, grupos de jovens bloquearam a Estrada Nacional Número 1 (EN1) no cruzamento de Joacane, que divide os dois distritos, utilizando troncos e pneus em chamas. O objectivo dos manifestantes era pressionar o Governo a reduzir os preços dos produtos de primeira necessidade, na esperança de aliviar o custo de vida.

A circulação rodoviária esteve interrompida por várias horas, tendo sido reestabelecida com a intervenção da Unidade de Intervenção Rápida (UIR), que recorreu a gás lacrimogéneo e munições reais para dispersar os manifestantes.

Os maiores prejudicados foram os alunos, funcionários públicos e passageiros, que tiveram de percorrer longas distâncias a pé para chegarem aos seus locais de trabalho ou de ensino.

As sedes distritais da Frelimo em Morrumbene e Maxixe foram vandalizadas, saqueadas e incendiadas, após a destruição de documentos e outros bens. Paralelamente, o posto de controlo da Polícia Florestal também foi atacado e reduzido a cinzas pelos manifestantes, que justificaram os actos com a insatisfação face ao elevado custo de vida.

Além disso, há relatos de lojas vandalizadas e saqueadas nos dois distritos. Algumas pessoas foram atingidas por balas perdidas, sofrendo ferimentos de gravidade variável. As vítimas estão a receber assistência médica em unidades hospitalares locais.

 

Gostou? Partihe!

Facebook
Twitter
Linkdin
Pinterest
Search

Sobre nós

O Jornal Dossiers & Factos é um semanário que aborda, com rigor e responsabilidade, temáticas ligadas à Política, Economia, Sociedade, Desporto, Cultura, entre outras. Com 10 anos de existência, Dossiers & Factos conquistou o seu lugar no topo das melhores publicações do país, o que é atestado pela sua crescente legião de leitores.

Notícias Recentes

Edital

Siga-nos

Fale Connosco