O Presidente da República, Daniel Chapo, apelou esta terça-feira (13) à juventude moçambicana para que assuma um papel de liderança na construção da independência económica do País, através do trabalho árduo, do empreendedorismo e da mudança de mentalidade.
Durante um encontro com jovens no distrito de Báruè, província de Manica, o Chefe do Estado recordou os sacrifícios da geração da luta de libertação nacional, afirmando que a nova missão da juventude é combater a pobreza e gerar riqueza de forma honesta. “Moçambique só vai ser rico se cada um dos moçambicanos for rico honestamente. Nunca vai ser rico enquanto os próprios moçambicanos são pobres”, advertiu.
Para Chapo, a pobreza começa na mente. Por isso, deixou aos presentes a recomendação de leitura do livro “Pai Rico, Pai Pobre”, defendendo que os jovens devem procurar ser empregadores em vez de dependerem unicamente do emprego. “A pobreza não é apenas material, é uma pobreza mental”, sublinhou.
No mesmo encontro, o governante sublinhou a criação de mecanismos de apoio ao empreendedorismo juvenil, como o Fundo de Desenvolvimento Económico Local, do qual entre 60 a 70% será destinado a iniciativas de jovens. “Temos que ensinar o que é receita, lucro, despesa, poupança, investimento”, afirmou, incentivando a apresentação de projectos sustentáveis nas comunidades.
O estadista encerrou reafirmando o papel motriz do jovem no desenvolvimento da Nação, pois para ele, só será possível “se formos jovens determinados, organizados e comprometidos com o trabalho honesto”.