EnglishPortuguese

Margarida Mapandzene apela à resiliência e inovação no sector da Agricultura e Pescas

A governadora da província de Gaza, Margarida Mapandzene, procedeu esta quarta-feira, 16 de Julho, à abertura do I Conselho Coordenador da Direcção Provincial da Agricultura e Pescas, um encontro que decorre na Vila da Praia do Bilene e visa avaliar o desempenho do sector e perspectivar estratégias de desenvolvimento agrário e pesqueiro para os próximos anos.

Durante o seu discurso, a dirigente destacou que a realização desta primeira sessão constitui uma plataforma de reflexão conjunta sobre os principais desafios e oportunidades do sector, num contexto marcado por alterações climáticas, volatilidade dos mercados e necessidade de modernização das práticas agrícolas e pesqueiras.

“Este encontro representa uma plataforma crucial para a avaliação do nosso desempenho e, acima de tudo, para a definição de estratégias arrojadas que irão nortear o futuro de dois sectores vitais para o desenvolvimento sustentável da nossa província e para o bem-estar das nossas populações”, afirmou a governadora.

Mapandzene dirigiu uma saudação especial ao Presidente da República, Daniel Chapo, pelo “empenho no aumento da produção e produtividade”, e agradeceu à Direcção Provincial da Agricultura e Pescas, ao Fundo de Fomento e Extensão Rural e ao Governo do Distrito do Bilene pelo acolhimento da cerimónia.

Produção afectada por fenómenos climáticos

Na ocasião, foi apresentado o balanço da campanha agrária e pesqueira 2024/2025, marcada por fenómenos adversos como inundações, secas, pragas, doenças e ataques de animais bravios, que afectaram uma área de cerca de 66.950 hectares de culturas diversas.

Até ao primeiro semestre de 2025, a província produziu cerca de 1.860.000 toneladas de cereais, leguminosas, hortícolas, banana, castanha de caju e outras culturas, numa área estimada de 464.900 hectares, o que representa 66,4% da meta prevista no plano (2.800.000 toneladas).

No sector das pescas, foram capturadas 11.463 toneladas de pescado, uma realização de 49% da meta, o que representa um decréscimo de 8% em relação ao período anterior. O desempenho foi também condicionado pelos eventos climáticos que afectaram tanto o mar aberto como as águas interiores.

Na pecuária, o destaque vai para a insuficiência de vacinas e a ocorrência de focos de febre aftosa no distrito de Massingir, o que levou à interdição da movimentação e comercialização de animais e seus derivados naquele distrito e em Mabalane. Ainda assim, a província conta com um efectivo de 573.092 cabeças de gado bovino, sendo esta uma via promissora para o aumento da produção de carne, geração de emprego e criação de renda.

Caminho para soluções práticas

A governadora sublinhou o papel dos parceiros no apoio ao sector, com destaque para o fornecimento de insumos agrícolas e pesqueiros, irrigação, assistência técnica e fomento pecuário. Apelou a todos os intervenientes – sector público, privado, produtores, criadores e pescadores – a utilizarem o fórum como espaço de debate exaustivo e busca de soluções práticas, tendo em conta as vulnerabilidades cíclicas que afectam a actividade produtiva.

“O sector da Agricultura e Pescas é fundamental para o desenvolvimento socioeconómico da província, conforme definido no Programa Quinquenal dos Órgãos de Governação Descentralizada Provincial 2025-2029. A nossa ambição deve ser colectiva e resiliente”, concluiu a dirigente.

Gostou? Partihe!

Facebook
Twitter
Linkdin
Pinterest
Search

Sobre nós

O Jornal Dossiers & Factos é um semanário que aborda, com rigor e responsabilidade, temáticas ligadas à Política, Economia, Sociedade, Desporto, Cultura, entre outras. Com 10 anos de existência, Dossiers & Factos conquistou o seu lugar no topo das melhores publicações do país, o que é atestado pela sua crescente legião de leitores.

Notícias Recentes

Edital

Siga-nos

Fale Connosco