O Sporting Clube de Portugal acordou o pagamento de um milhão de euros ao Black Bulls pela totalidade dos direitos económicos de Geny Catamo que ainda estavam na posse do clube moçambicano. A informação foi divulgada esta quarta-feira (23) pelo jornal A Bola, que cira um comunicado oficial do Black Bulls.
Segundo o documento, as negociações entre o Sporting e o Black Bulls ocorreram de forma autónoma, após um entendimento entre todas as partes envolvidas — incluindo o Amora, que ainda detém 10 por cento dos direitos económicos do jogador. O clube moçambicano explica que o valor agora fixado é superior aos 600 mil euros inicialmente previstos, e será pago em três prestações anuais, com prazo até 2027.
«Face ao impasse verificado nas negociações entre o Amora e o Sporting ao longo dos últimos anos, foi recentemente alcançado um entendimento tripartido (…). No seguimento das negociações directas entre o Black Bulls e o Sporting, é com satisfação que informamos que foi celebrado um acordo no montante de um milhão de euros», refere o comunicado citado por A Bola.
Ainda segundo o jornal, o Sporting prepara-se para assegurar os restantes 10 por cento junto do Amora, num negócio avaliado em 2,25 milhões de euros pela aquisição de 90 por cento dos direitos do atleta.
Geny Catamo, de 24 anos, natural de Maputo, iniciou a carreira no Maxaquene, transferiu-se para o Black Bulls em 2018 e, no ano seguinte, ingressou no Amora. Foi este clube que o cedeu por empréstimo ao Sporting em 2019, inicialmente para os juniores. Depois de assinar em definitivo, o extremo representou os sub-21, a equipa B e, em 2021, estreou-se na equipa principal dos leões, pela qual enverga agora a camisola 10.