O Grupo Yango, uma empresa de tecnologia com sede nos Emirados Árabes Unidos que opera em mais de 30 países, abriu um novo escritório regional africano em Abidjan. O hub coordenará as operações crescentes da empresa em todo o continente e marca um novo capítulo no compromisso a longo prazo da Yango com África. Com cerca de 200 funcionários já no terreno, a empresa planeia escalar as suas capacidades locais no próximo ano.
A Yango foi lançada pela primeira vez na Côte d’Ivoire em 2018, marcando o ponto de partida em África. Desde então, a empresa expandiu-se para 16 países em todo o continente, construindo um portfólio diversificado de serviços digitais. Com Abidjan agora como sede continental, o Grupo Yango aprofunda a sua presença regional e acelera a inovação adaptada às realidades locais.
«Este novo escritório regional em Abidjan é um novo capítulo na nossa jornada em África. A nossa estratégia é construir ecossistemas digitais que empoderem os países a partir de dentro, usando tecnologias globais, mas sempre enraizadas nas realidades locais», disse Daniil Shuleyko, CEO do Grupo Yango. «África foi onde o nosso caminho começou, e hoje estamos a investir no futuro, fazendo de Abidjan o lar do nosso maior escritório em África, e o centro da nossa estratégia para o continente.»
Construir ecossistemas digitais em África
A estratégia do Grupo Yango está centrada na construção de ecossistemas digitais inclusivos e adaptados localmente, que vão muito além dos serviços individuais. Ao combinar as suas tecnologias globais com uma abordagem hiperlocal, a empresa pretende apoiar a transformação digital do continente.
Em toda a África, a Yango já oferece um amplo portfólio de serviços — do transporte por aplicativo e entrega de comida à navegação, comércio electrónico e pagamentos digitais —, todos integrados numa única Super App. Esses serviços ajudam a desbloquear oportunidades económicas para motoristas, estafetas, pequenas empresas e utilizadores.

À medida que o Grupo Yango se expande, planeia escalar esse modelo para novos países, criando plataformas que reflictam as necessidades locais e fortaleçam cadeias de valor. A Yango também prevê lançar soluções mais personalizadas para empresas em toda a região, ajudando-as a crescer através da tecnologia.
Bolsa Yango será estendida a nível pan-africano
Como parte da sua estratégia de longo prazo para apoiar a transformação digital em África e não só, a Yango está a ampliar o seu investimento em talentos locais, constituindo-se num facilitador fundamental da adopção e inovação de tecnologia sustentável em todo o continente. A empresa está agora a dar o próximo passo, expandindo a Bolsa Yango a um nível pan-africano, com o objectivo de dotar centenas de milhares de jovens talentos com competências digitais orientadas para o futuro nos seus mercados africanos. Já em curso na Côte d’Ivoire, o programa estabelecerá Abidjan como o seu centro regional de coordenação e formação para o continente.
«A nossa missão vai além de fornecer serviços digitais», disse Daniil Shuleyko. «Ao investir em talento e competências, em especial entre os jovens, estamos a ajudar a construir a base para a inovação a longo prazo e ecossistemas digitais auto-sustentáveis em toda a África. Com programas como a Bolsa Yango, queremos capacitar a próxima geração de líderes tecnológicos africanos.»