Os administradores distritais de todo o País entregaram um total de 754 mil meticais ao Presidente da República, Daniel Chapo, como contribuição para o combate ao terrorismo na província de Cabo Delgado, Norte de Moçambique. A entrega simbólica foi feita durante a IX Reunião Nacional dos Administradores Distritais, que decorre no distrito de Vilankulo, província de Inhambane.
Sob o lema “Transformando o distrito em base da planificação e motor de desenvolvimento local”, o encontro assinala um marco importante do novo ciclo de governação para o período 2025-2029.
Na ocasião, o Chefe de Estado destacou o papel estratégico dos administradores distritais na implementação das políticas públicas e no desenvolvimento das comunidades, reforçando que “o distrito é a principal unidade territorial da administração local do Estado”, conforme estipulado na Constituição e na Lei.
“O administrador distrital ocupa uma posição crucial como representante do Governo Central no território. Cabe-lhe a responsabilidade de dirigir a execução do plano do Governo, do plano económico-social e do respectivo orçamento do Estado no distrito”, afirmou o Presidente.
Apesar dos inúmeros desafios enfrentados no quotidiano, Chapo elogiou os progressos alcançados em diversos domínios – político, económico, social e cultural – graças ao trabalho persistente e coordenado dos órgãos locais da administração pública.