EnglishPortuguese

Fernando Andela: o homem sobre o qual recai o fardo da mobilidade nas cidades de Maputo e Matola

Depois de mais de cinco anos com uma Agência Metropolitana hibernada, Daniel Chapo emitiu ontem, por via do Conselho de Ministros, um sinal positivo ao exonerar António dos Santos Matos do cargo de Presidente do Conselho de Administração da Agência Metropolitana dos Transportes de Maputo. Um acto, ainda que tardio, saudado pelas hostes do sector, mergulhado num marasmo político-social.

Mas não basta apenas a cessação de funções de Santos Matos. O homem que se segue, Fernando Andela, tem pela frente um sector desintegrado e, sobretudo, uma Agência Metropolitana moribunda. É que não se compreende que, volvidos mais de cinco anos, a Agência continue exactamente com os mesmos problemas que antecederam a sua criação.

Maputo continua a debater-se com os mesmos fantasmas de sempre: falta de vias de acesso alternativas; intenso congestionamento; escassez de autocarros para responder à demanda; um sistema de transportes desintegrado e desestruturado.

Curiosamente, Fernando Andela é filho da casa. Passou toda a sua vida profissional no Ministério dos Transportes e Comunicações. Até à sua nomeação, Andela exercia o cargo de Director Nacional dos Transportes e Segurança, tendo já chefiado o Gabinete do Ministro e exercido igualmente as funções de Director Provincial dos Transportes e Infra-Estruturas de Maputo.

Trata-se, de resto, de um homem que conhece o sector que agora assume e de quem se espera uma contribuição substantiva para o fim do caos que se vive nas cidades de Maputo e Matola. O problema dos transportes é tão crónico quanto o actual custo de vida.

Importa lembrar que Andela é Mestre em Estudos de Desenvolvimento e Licenciado em Administração Pública, pelo Instituto Superior de Relações Internacionais (antigo ISRI), actual Universidade Joaquim Chissano. Teve ainda passagens como assistente do Vice-Ministro dos Transportes e Comunicações; administrador no Instituto Nacional da Marinha; e docente das cadeiras de Concepção e Gestão de Projectos e de Recursos Humanos na Escola Superior de Ciências Náuticas. Xavier Uamba

Gostou? Partihe!

Facebook
Twitter
Linkdin
Pinterest
Search

Sobre nós

O Jornal Dossiers & Factos é um semanário que aborda, com rigor e responsabilidade, temáticas ligadas à Política, Economia, Sociedade, Desporto, Cultura, entre outras. Com 10 anos de existência, Dossiers & Factos conquistou o seu lugar no topo das melhores publicações do país, o que é atestado pela sua crescente legião de leitores.

Notícias Recentes

Edital

Siga-nos

Fale Connosco