EnglishPortuguese

ONU vai transferir sedes globais de três agências para Nairobi

Num movimento sem precedentes na história da diplomacia internacional, as Nações Unidas anunciaram que três das suas principais agências globais — ONU Mulheres, UNICEF e o Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA) — irão transferir as suas sedes de Nova Iorque para Nairobi, no Quénia, até ao final de 2026.

De acordo com a plataforma Further África, a decisão, enquadrada na iniciativa de reforma ONU80, tem como objectivo descentralizar o poder institucional, melhorar a eficiência operacional e aproximar os processos de decisão das regiões mais afectadas pelas acções humanitárias da ONU. Com a mudança, Nairobi tornar-se-á a quarta cidade no mundo a albergar sedes globais das Nações Unidas, juntando-se a Nova Iorque, Genebra e Viena.

A capital queniana, que já acolhe o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA) e o UN-Habitat, consolida assim a sua posição como polo diplomático e estratégico em África, com crescente relevância nas áreas tecnológica, jurídica e humanitária.

A mudança é vista como um passo decisivo para reforçar a influência africana na formulação de políticas globais, especialmente em matérias como a igualdade de género, os direitos das crianças, a saúde reprodutiva e o direito humanitário.

Com esta reestruturação, a ONU pretende também inspirar maior confiança nas suas operações globais, ao reposicionar parte da sua liderança no continente que, há décadas, constitui o principal palco das suas intervenções e prioridades programáticas.

Gostou? Partihe!

Facebook
Twitter
Linkdin
Pinterest
Search

Sobre nós

O Jornal Dossiers & Factos é um semanário que aborda, com rigor e responsabilidade, temáticas ligadas à Política, Economia, Sociedade, Desporto, Cultura, entre outras. Com 10 anos de existência, Dossiers & Factos conquistou o seu lugar no topo das melhores publicações do país, o que é atestado pela sua crescente legião de leitores.

Notícias Recentes

Edital

Siga-nos

Fale Connosco