O secretário de Estado na província de Maputo, Henriques Bongece, alertou esta quarta-feira, 15 de Outubro, para o aumento preocupante do consumo de drogas e bebidas alcoólicas entre adolescentes e jovens, considerando o fenómeno “um dos maiores desafios da saúde pública e da educação” na província. O governante falava na abertura da I Conferência Provincial de Educação sobre o Consumo de Álcool e Drogas por Alunos, sob o lema “Como comunicar para a erradicação do consumo de drogas e bebidas alcoólicas por alunos”, nas instalações do Externato Ideias Válidas, no distrito de Boane.
Durante a sua intervenção, Bongece revelou que, até o terceiro trimestre de 2025, as unidades sanitárias da província atenderam 268 pacientes sob efeito de substâncias nocivas, e que, no mesmo período, foram apreendidos 244 mil gramas de suruma, com destaque para o distrito de Matutuíne. “Precisamos substituir as machambas de suruma por machambas de milho, arroz e gergelim, que trazem valor acrescentado à nossa província e ao País”, afirmou.
O secretário de Estado sublinhou que “a escola não é a origem do problema, mas pode e deve ser parte essencial da solução”, apelando aos professores para educarem os alunos sobre os perigos do consumo precoce de drogas e álcool. “Se começarmos a ensinar desde cedo que fumar e beber não é bom, daqui a 18 anos teremos jovens comportados”, afirmou.
Henriques Bongece elogiou o Externato Ideias Válidas e a ST Projectos & Comunicação por terem atendido ao apelo do Governo para promover uma reflexão profunda sobre o problema, destacando que o evento marca “o passo zero” de um movimento que deverá ser replicado em todas as escolas da província. “Quando uma escola decide agir, nasce a esperança de um Moçambique melhor”, concluiu.