Com o objectivo de dotar jovens estudantes de competências digitais e práticas inovadoras baseadas em Inteligência Artificial, decorrerá nos dias 13 e 14 de Outubro, na cidade da Maxixe, província de Inhambane, uma formação em marketing e vendas digitais que vai beneficiar cerca de 300 jovens provenientes de diferentes instituições de ensino.
Texto: Anastácio Chirrute, Inhambane
A iniciativa é promovida pela Águia Consultores, empresa moçambicana com presença em Inhambane e especializada em soluções tecnológicas de gestão, em parceria com o Centro de Excelência em Inteligência Artificial em África (AICE) e a Hybrid Concepts, S.A.
Numa primeira fase, o projecto, que arranca na próxima segunda-feira, 13 de Outubro, e se prolonga por dois dias, tem como meta capacitar 300 jovens em marketing digital, vendas e ferramentas de Inteligência Artificial aplicadas ao sector comercial.
Segundo Arsénio Augusto Chelengo, promotor da iniciativa, após a formação os participantes receberão um certificado válido em todo o continente africano, emitido pelo AICE.
“A certificação em Inteligência Artificial aplicada às vendas proporcionará aos jovens uma competência altamente valorizada e uma vantagem competitiva no mercado de trabalho”, sublinhou Chelengo.
De acordo com o responsável, esta é a primeira formação em Inhambane que liga a capacitação digital juvenil à empregabilidade imediata, assegurando a cada formando um contrato de trabalho com a plataforma de Agenciamento Bancário da Águia Consultores, como promotor de crédito bancário.
Com esta iniciativa, a Águia Consultores pretende reforçar as capacidades dos jovens em marketing e vendas, dotando-os de competências digitais e domínio de ferramentas de Inteligência Artificial, de modo a aumentar a inclusão digital e criar novas oportunidades de emprego e empreendedorismo em Moçambique.
“Esperamos formar, pelo menos, 300 jovens com competências digitais e de vendas assistidas por Inteligência Artificial, criar uma rede de promotores capacitados para apoiar o sector financeiro, melhorar os indicadores de empregabilidade juvenil na província de Inhambane e reduzir a exclusão digital e financeira”, destacou Chelengo.
A formação representa, assim, um passo importante na promoção da literacia digital e da empregabilidade jovem, alinhando-se com os esforços de desenvolvimento económico e tecnológico da província de Inhambane e do país