O Governo da Província de Maputo entregou, recentemente, tractores a vários agricultores, no âmbito do lançamento da campanha agrícola 2025/2026. A iniciativa tem como objectivo reforçar a mecanização, aumentar a produtividade e dinamizar o sector agrícola na região.
Na cerimónia de entrega, o governador Manuel Tule desafiou os beneficiários a conservarem os equipamentos, de forma a garantir a sua durabilidade e a evitar que se transformem em “carcaças”.
“Durante este período, o fornecedor será responsável pela assistência técnica e pelo fornecimento de acessórios, para que estes tractores durem o máximo tempo possível e beneficiem os nossos produtores”, afirmou Tule.
Os agricultores mostraram-se satisfeitos com o apoio do Governo, sublinhando que os tractores vão facilitar o trabalho no campo e permitir o aumento da produção.
Vasco Boaz, um dos beneficiários, destacou a mudança que o equipamento representa: “O tractor, para mim, é um passo em frente. Sem máquina, era difícil lavrar a terra, mas agora será muito mais fácil realizar esta tarefa”.
Também o agricultor Vasco Zita vê na iniciativa uma oportunidade para expandir a sua capacidade produtiva.
“É um grande passo para nós. Vamos conseguir lavrar áreas maiores e aumentar a produção e a área de cultivo”, disse, assegurando que os tractores serão partilhados com outros agricultores, com vista a fomentar a prática da agricultura de subsistência.




