O Presidente brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva recebeu hoje, 24 de Novembro, na Universidade Pedagógica de Maputo (UP-Maputo), o título de Doutor Honoris Causa. A homenagem foi proposta pelo conselho científico da Faculdade de Ciências Sociais e Filosofia, que reconhece a liderança política de Lula e o seu impacto ético, académico e civilizacional.
“Concluímos unanimemente que a trajectória humana e política do Presidente Luiz Inácio Lula da Silva substancia o que ensinamos, investigamos e promovemos diariamente: Defesa da justiça social, fortalecimento da democracia substantiva, compromisso com a cooperação internacional”, referiu Bernardino Feliciano, director naquela instituição, aquando da fundamentação da outorga do título.
No seu discurso, Lula destacou a importância da educação para formar cidadãos conscientes, trabalhadores qualificados e líderes éticos. O regente defendeu que o título “simboliza a fraternidade entre Moçambique e Brasil” e reforçou que o desenvolvimento verdadeiro deve surgir da vontade e inteligência dos povos, com cooperação internacional baseada na solidariedade e no respeito pela soberania de cada país.




