O Instituto do Patrocínio e Assistência Jurídica (IPAJ) está a intensificar, em todas as Delegações Provinciais do País, um conjunto de acções de sensibilização no âmbito da campanha dos 16 Dias de Activismo contra a Violência Baseada no Género, que este ano decorre sob o lema “Unidos para acabar com a Violência Digital contra Mulheres e Raparigas”.
A iniciativa centra-se em três pilares fundamentais: o papel do IPAJ na promoção e protecção dos direitos das mulheres e raparigas; a Violência Baseada no Género (VBG), incluindo riscos e práticas de abuso no espaço digital; e as uniões prematuras, ainda prevalentes em diversas zonas rurais e urbanas. Inclui-se igualmente a divulgação e socialização do Código de Conduta do IPAJ, reforçando padrões éticos na prestação de serviços jurídicos.
As actividades envolvem comunidades, líderes locais, instituições parceiras e públicos juvenis, com o objectivo de alertar para o crescimento de novas formas de violência que migraram para o espaço digital e que afectam, de forma particular, mulheres e raparigas.
Estas acções visam não apenas informar, mas também mobilizar a sociedade para denunciar casos, apoiar vítimas e promover ambientes seguros, físicos e digitais, para todas as mulheres e raparigas.




