A Federação de Desenvolvimento Empresarial de Moçambique (FDEM), através do seu Pelouro de Transportes, Logística e Mobilidade Urbana, manifesta consternação pelo acidente registado este domingo, 07 de Dezembro, na zona da Beija-Flor, vila da Manhiça, província de Maputo.
Num comunicado a que tivemos acesso, a instituição apresenta condolências às famílias das vítimas e solidariedade às empresas envolvidas. O pelouro sublinha a necessidade de reforçar práticas de condução responsáveis, apelando à observância rigorosa das normas de trânsito e a uma mudança de comportamento entre todos os utentes das vias.
A FDEM reafirma a sua disposição para colaborar com operadores e autoridades, a fim de promover campanhas de sensibilização e mecanismos capazes de reduzir a sinistralidade rodoviária.
O acidente em causa envolveu um autocarro da CityLink, que fazia o trajecto Maputo–Quelimane, e um mini-autocarro de transporte de passageiros, tendo resultado na morte de sete pessoas e no ferimento de outras duas – todas estavam a bordo da segunda viatura.
De acordo com o Instituto Nacional dos Transportes Rodoviários (INATRO), o sinistro foi provocado por uma ultrapassagem “sem as devidas precauções” por parte do autocarro da CityLink, cujo motorista se encontra sob custódia das autoridades.



