Moçambique carimbou, esta segunda-feira, 29 de Dezembro, um feito histórico ao assegurar a presença nos oitavos-de-final do Campeonato Africana das Nações (CAN), mesmo antes de disputar a terceira jornada da fase de grupos. A confirmação resultou do encerramento dos grupos A e B, cujos terceiros classificados ficaram aquém da pontuação alcançada pelos Mambas.
No grupo A, as Ilhas Comores terminaram na terceira posição com apenas dois pontos, cenário idêntico ao de Angola, terceira classificada do grupo B. Ambos os conjuntos ficaram atrás de Moçambique, que soma três pontos e ocupa, provisoriamente, o terceiro lugar do Grupo F.
A selecção nacional tem, além disso, a sua posição assegurada, uma vez que o Gabão, único adversário ainda com hipóteses matemáticas de igualar os Mambas, não somou qualquer ponto até ao momento. Mesmo que os gaboneses vençam na última jornada e Moçambique saia derrotado, a igualdade pontual não alteraria o desfecho, já que a vitória moçambicana por 3-2 no confronto directo garante vantagem à equipa orientada por Chiquinho Conde.
Trata-se de um marco inédito no percurso dos Mambas na prova continental. À sexta participação no CAN, Moçambique ultrapassa finalmente a fase de grupos, depois das eliminações precoces registadas em 1986, 1996, 1998, 2010 e 2023.
Será, portanto, sem pressão – mas com compromisso de vencer – que os Mambas defrontarão os Camarões na terceira jornada de fase de grupos, agendada para quarta-feira.



