A Administração Regional de Águas do Sul alertou para o elevado risco de agravamento de inundações na região Sul de Moçambique, face à persistência de chuvas intensas a montante e localmente, bem como ao elevado nível de enchimento das albufeiras, actualmente acima dos 90%.
Num comunicado especial, a ARA-Sul informa que, nas próximas 24 horas, prevê-se o aumento das descargas nas barragens dos Pequenos Libombos, com cerca de 360 metros cúbicos por segundo, de Corumana, com aproximadamente mil metros cúbicos por segundo, e de Massingir, com descargas superiores a 10 mil metros cúbicos por segundo.
Segundo a instituição, a situação poderá provocar inundações severas na bacia do Limpopo e cheias nas bacias hidrográficas dos rios Umbelúzi e Incomáti, além de condicionamentos à circulação rodoviária em todos distritos das províncias de Maputo e Gaza.
Perante este cenário, a ARA-Sul apela à retirada imediata de pessoas e bens das áreas susceptíveis a inundações nas bacias dos rios Umbelúzi, Incomáti, Limpopo e Save, recomendando a deslocação para zonas seguras e a adopção de medidas de precaução durante a travessia de rios.




