EnglishPortuguese

103 Mortes, destruição e cólera marcam época chuvosa

O Conselho de Ministros realizou, esta quinta-feira, 16 de Janeiro de 2026, a sua segunda sessão extraordinária do ano, dedicada à avaliação da situação da época chuvosa e ciclónica 2025/2026, particularmente no período compreendido entre 1 de Outubro de 2025 e 15 de Janeiro de 2026.

Segundo a informação apresentada pela presidente do Instituto Nacional de Gestão e Redução do Risco de Desastres (INGD), os fenómenos climáticos extremos já afectaram 231.730 pessoas, correspondentes a 46.179 famílias, tendo sido registados 103 óbitos em todo o País.

Do total de mortes, oito resultaram directamente de cheias e inundações ocorridas entre 21 de Dezembro de 2025 e 15 de Janeiro de 2026, período durante o qual mais de 173 mil pessoas foram afectadas em diversas regiões do território nacional. As intempéries provocaram igualmente a destruição de infra-estruturas sociais e económicas, agravando as condições de vida das populações atingidas.

Paralelamente, o País enfrenta um novo surto de cólera nas províncias da Zambézia e de Nampula, que já contabiliza mais de dois mil casos e 28 óbitos, agravando o quadro humanitário num momento em que Moçambique se encontra no pico da época chuvosa e sob ameaça de novos sistemas tropicais no sudoeste do Oceano Índico.

Gostou? Partihe!

Facebook
Twitter
Linkdin
Pinterest
Search

Sobre nós

O Jornal Dossiers & Factos é um semanário que aborda, com rigor e responsabilidade, temáticas ligadas à Política, Economia, Sociedade, Desporto, Cultura, entre outras. Com 10 anos de existência, Dossiers & Factos conquistou o seu lugar no topo das melhores publicações do país, o que é atestado pela sua crescente legião de leitores.

Notícias Recentes

Edital

Siga-nos

Fale Connosco