EnglishPortuguese

Chapo promete renegociar dívida externa após novo programa com o FMI

Moçambique só deverá iniciar conversas com os credores internacionais para a renegociação da dívida externa depois de alcançar um acordo sobre um novo programa com o Fundo Monetário Internacional (FMI). A posição foi expressa pelo Presidente da República, Daniel Chapo, em declarações à Bloomberg Television.

Segundo o chefe de Estado, o Governo encontra-se actualmente em diálogo com o FMI para a definição de um novo mecanismo de apoio, com o objectivo de estabilizar a economia, reduzir a dependência dos recursos naturais e restaurar a confiança dos investidores. Chapo indicou que um entendimento com a instituição financeira internacional poderá ser alcançado após uma missão regular do FMI, prevista para o mês de Março.

O Presidente sublinhou que a prioridade do Executivo passa, nesta fase, por criar um ambiente de credibilidade e previsibilidade macroeconómica antes de avançar para conversações com os parceiros financeiros internacionais. “O que queremos neste momento é concluir o acordo com o FMI e, só depois, passar para o aspecto que mencionou, ou seja, a renegociação da dívida com os parceiros internacionais. Queremos primeiro estabelecer a confiança”, afirmou.

Questionado sobre a possibilidade de alterações aos termos dos títulos moçambicanos no valor de 900 milhões de dólares, com vencimento em 2031, Daniel Chapo afastou qualquer decisão imediata. “Não neste momento. Analisaremos essa matéria depois de concluirmos este pacote, que denomino de pacote para estimular a situação macroeconómica do país”, esclareceu.

O último programa do FMI com Moçambique terminou no início de 2025, após o Governo ter optado por não avançar com as revisões finais do Crédito Ampliado de três anos. Na altura, a dívida pública externa situava-se em cerca de 9,8 mil milhões de dólares, no final de 2024, sendo a China responsável por aproximadamente 14% desse montante.

Gostou? Partihe!

Facebook
Twitter
Linkdin
Pinterest
Search

Sobre nós

O Jornal Dossiers & Factos é um semanário que aborda, com rigor e responsabilidade, temáticas ligadas à Política, Economia, Sociedade, Desporto, Cultura, entre outras. Com 10 anos de existência, Dossiers & Factos conquistou o seu lugar no topo das melhores publicações do país, o que é atestado pela sua crescente legião de leitores.

Notícias Recentes

Edital

Siga-nos

Fale Connosco