O Parque Nacional de Maputo (PNAM) anunciou a suspensão temporária dos serviços de safari, tanto públicos como privados, a partir de hoje, 16 de Janeiro, em consequência das chuvas intensas que se fazem sentir em várias regiões do País e, em particular, na província de Maputo.
De acordo com um comunicado do PNAM, as precipitações têm provocado inundações e a interrupção de vias de acesso, dificultando a circulação de viaturas no interior da área de conservação. A situação resultou na intransitabilidade de algumas vias internas do Parque, bem como na subida significativa do nível da Lagoa de Xinguti, factores que comprometem seriamente as condições de segurança para a realização das actividades turísticas.
Face a este cenário, a administração do Parque decidiu interromper todas as actividades de safari até que as condições de segurança estejam plenamente restabelecidas. Durante o período de suspensão, não será autorizado qualquer serviço de safari.
O PNAM esclarece, no entanto, que continuará a ser permitida a entrada no Parque apenas a viaturas das comunidades locais, das reservas privadas dos lodges, bem como a serviços de emergência e a equipas técnicas devidamente autorizadas.




