Está finalmente em curso o processo de resgate do grupo pessoas que se encontravam sitiadas em Mapai, na província de Gaza, desde a manhã de domingo, 11 de Janeiro. As operações tiveram início há cerca de uma hora, com as equipas de salvamento a darem prioridade às pessoas mais vulneráveis.
O primeiro grupo resgatado é composto por duas mulheres grávidas e várias crianças, que foram evacuadas para um local situado a cerca de 15 quilómetros, onde recebem assistência médica.

A melhoria das condições meteorológicas revelou-se determinante para o arranque das operações, depois de as chuvas persistentes terem inviabilizado duas tentativas anteriores de resgate levadas a cabo pelo Instituto Nacional de Gestão e Redução do Risco de Desastres, conforme noticiou Dossiers & Factos.
Entretanto, ficamos a saber por via da administradora do distrito, Maria Helena Langa, que se encontra no terreno a acompanhar as operações, que afinal o número das pessoas sitiadas é 81, e não 68 como vínhamos noticiando desde ontem. Pelo equívoco, Dossiers & Factos apresenta as mais sinceras desculpas.




