Os distritos de Govuro, na província de Inhambane, e Machanga, em Sofala, poderão ser afectados por inundações nas próximas 48 horas, em resultado da subida dos níveis das bacias hidrográficas dos rios Save, Inhanombe e Mutamba, que regressaram ao nível de alerta.
O Governo manifesta preocupação perante este cenário, num contexto em que o Instituto Nacional de Meteorologia (INAM) prevê a ocorrência de chuvas intensas, com precipitações que podem atingir até 50 milímetros nos próximos três dias. A situação é particularmente influenciada pelas chuvas persistentes registadas a montante, sobretudo no Zimbabwe, que têm contribuído para o aumento do caudal do rio Save, curso de água que separa as regiões Sul e Centro do País.
A informação foi avançada esta segunda-feira, 19 de Janeiro, durante a reunião do Centro Nacional Operativo de Emergência (CENOE), orientada pelo mandatário do Presidente da República, Inocêncio Impissa, no quadro do acompanhamento da presente época chuvosa e ciclónica.
Intervindo na ocasião, Inocêncio Impissa afirmou que o Governo está preparado para adoptar medidas mais firmes, caso o risco se agrave. “Se a bacia do Save continuar a subir e atingir um nível de risco médio-alto, avançaremos com a retirada efectiva e compulsiva das populações em zonas vulneráveis, de forma a garantir a protecção das vidas humanas”, sublinhou.




