EnglishPortuguese

Suspensa navegação marítima em Inhambane

A circulação de todo o tipo de embarcações encontra-se interditada ao longo de toda a costa da província de Inhambane, na sequência da aproximação da Tempestade Tropical Moderada Gezani, que poderá atingir a região nos próximos dias. O fenómeno natural deverá ser acompanhado de ventos médios na ordem dos 120 quilómetros por hora, com rajadas que podem alcançar os 140 quilómetros por hora, além de chuvas intensas, com potencial para afectar distritos costeiros de Inhambane e de outras províncias do sul e centro do País.

A decisão foi tomada pelo Instituto dos Transportes Marítimos de Inhambane (ITRANSMAR), que determinou o encerramento imediato da circulação marítima a partir desta quarta-feira, 11 de Fevereiro, medida preventiva para evitar perdas de vidas humanas e danos materiais.

A interdição manter-se-á em vigor até à passagem da tempestade e à normalização da situação, mediante comunicação oficial do Centro Operativo de Emergência e do Instituto Nacional de Meteorologia.

De acordo com um comunicado de imprensa a que a nossa equipa de reportagem teve acesso, a tempestade Gezani tem previsão de ocorrência a partir de sexta-feira, dia 13 de Fevereiro, podendo afectar não só a província de Inhambane, mas também zonas costeiras das províncias de Sofala, Gaza e Maputo, devido à intensidade dos ventos e à forte precipitação associada.

Perante este cenário, o Instituto Nacional de Gestão de Riscos e Desastres (INGD) apela à população para que adopte medidas de prevenção, nomeadamente o reforço da cobertura das habitações, portas e janelas com materiais resistentes, bem como a obtenção de informações sobre locais seguros junto das autoridades competentes.

O INGD recomenda ainda a preparação de um kit básico de emergência, contendo alimentos, medicamentos, documentos pessoais e água potável, o acondicionamento de bens em locais seguros e a retirada de pequenas embarcações da água, como forma de minimizar os riscos associados à tempestade.A retoma da circulação marítima ao longo da costa de Inhambane só será autorizada após a reposição da normalidade e mediante indicação oficial das autoridades competentes, nomeadamente o Centro Operativo de Emergência e o Instituto Nacional de Meteorologia.

Gostou? Partihe!

Facebook
Twitter
Linkdin
Pinterest
Search

Sobre nós

O Jornal Dossiers & Factos é um semanário que aborda, com rigor e responsabilidade, temáticas ligadas à Política, Economia, Sociedade, Desporto, Cultura, entre outras. Com 10 anos de existência, Dossiers & Factos conquistou o seu lugar no topo das melhores publicações do país, o que é atestado pela sua crescente legião de leitores.

Notícias Recentes

Edital

Siga-nos

Fale Connosco