A Namíbia foi retirada da lista cinzenta do Grupo de Acção Financeira Internacional (GAFI), após concluir um conjunto de reformas destinadas a reforçar o combate ao branqueamento de capitais e ao financiamento do terrorismo e da proliferação de armas.
O anúncio foi feito pela ministra das Finanças, Ericah Shafudah, que classificou a decisão como um marco importante para o país, reflectindo o compromisso das autoridades com a implementação das normas financeiras internacionais.
Segundo o GAFI, a retirada ocorreu após uma missão de avaliação no terreno, que confirmou o cumprimento do plano de acção acordado com as autoridades namibianas.
A Namíbia tinha sido colocada sob monitorização reforçada em Fevereiro de 2024, depois de terem sido identificadas fragilidades no sistema nacional de prevenção e combate ao branqueamento de capitais e financiamento do terrorismo.
Para responder às exigências internacionais, o Governo alterou nove leis existentes e aprovou quatro novas legislações, medidas que visam fortalecer a integridade e a credibilidade do sistema financeiro nacional.
As autoridades namibianas defendem que os objectivos das reformas vão além da saída da lista cinzenta, visto que visam igualmente reduzir os fluxos financeiros ilícitos e reforçar a confiança dos investidores, a estabilidade económica e a segurança nacional até 2030.




