EnglishPortuguese

Vídeo prova que concurso do IAOM foi decidido antes da abertura das propostas

Um vídeo divulgado pelo Centro de Integridade Pública (CIP) anula por completo a argumentação do Ministério da Agricultura, Ambiente e Pescas (MAAP) e do Instituto do Algodão e Oleaginosas de Moçambique (IAOM) de que o concurso públicopara Desenvolvimento e Operação de uma Plataforma para Digitalização das Cadeias de Valor do Algodão e Oleaginosasfoi conduzido com isenção.

As imagens provam que a empresa vencedora, a Future Technologies of Mozambique, já tinha uma relação privilegiada com a instituição e com o ministro Roberto Mito Albino, tendo mesmo apresentado a sua plataforma 11 dias antes de o concurso ser formalmente aberto.

A gravação, captada a 1 de Agosto de 2025, durante a Reunião Nacional de Sementes, mostra Paulo Awade Júnior – sócio do ministro Roberto Mito – a fazer uma apresentação detalhada da plataforma de digitalização em nome da Future Technologies of Mozambique. O ministro Mito Albino esteve presente no evento, conferindo ao acto uma aura de endosso oficial.

Este vídeo é a prova material de que a empresa, que viria a vencer o concurso n.º 35A001641/CP/n.º 16/2025, não só tinha conhecimento antecipado do projecto como já trabalhava directamente com o ministério muito antes de quaisquer propostas concorrenciais terem sido abertas. Esta circunstância invalida totalmente qualquer alegação de que o processo de selecção foi independente, transparente e isento, mostrando que o concurso público parece ter sido uma mera formalidade para legitimar uma decisão previamente tomada.

Refira-se que, de acordo com a acta da sessão de abertura de propostas, datada de 12 de Agosto, a Future Technologies of Mozambique apresentou a proposta financeiramente mais elevada (129.862.382,80 MT) e, apesar de ser inexperiente, foi a empresa escolhida, levantando sérias questões sobre os critérios reais de adjudicação.

A existência do vídeo transforma este caso num exemplo flagrante de conflito de interesses e num potencial desvio às regras de contratação pública, colocando sob escrutínio a integridade do MAAP e do IAOM.

Gostou? Partihe!

Facebook
Twitter
Linkdin
Pinterest
Search

Sobre nós

O Jornal Dossiers & Factos é um semanário que aborda, com rigor e responsabilidade, temáticas ligadas à Política, Economia, Sociedade, Desporto, Cultura, entre outras. Com 10 anos de existência, Dossiers & Factos conquistou o seu lugar no topo das melhores publicações do país, o que é atestado pela sua crescente legião de leitores.

Notícias Recentes

Edital

Siga-nos

Fale Connosco