EnglishPortuguese

Eleições na Guiné-Bissau travadas por golpe de Estado

Militares da Guiné-Bissau anunciaram hoje ter derrubado o Presidente Umaro Sissoco Embaló e assumiram o “controlo total” do país. A acção ocorreu horas depois de fortes tiroteios perto do palácio presidencial e da Comissão Nacional de Eleições, num ambiente já marcado por tensão política.

O golpe interrompeu o processo eleitoral que decorria desde domingo, particularmente conturbado, tanto para as presidenciais quanto para as legislativas. Embaló tentava a reeleição e já cantava vitória. O seu rival, Fernando Dias da Costa, também reivindicava vitória antes da divulgação oficial dos resultados. Tudo acontecia num cenário de exclusão do PAIGC, que era um partido histórico naquele país, alimentando suspeitas de irregularidades e um clima de desconfiança.

Foi neste âmbito que os militares afirmaram que a intervenção visou impedir “fraude eleitoral” e evitar uma crise maior. Em consequência, as instituições foram suspensas e as fronteiras fechadas.

Gostou? Partihe!

Facebook
Twitter
Linkdin
Pinterest
Search

Sobre nós

O Jornal Dossiers & Factos é um semanário que aborda, com rigor e responsabilidade, temáticas ligadas à Política, Economia, Sociedade, Desporto, Cultura, entre outras. Com 10 anos de existência, Dossiers & Factos conquistou o seu lugar no topo das melhores publicações do país, o que é atestado pela sua crescente legião de leitores.

Notícias Recentes

Edital

Siga-nos

Fale Connosco