A Secretária Executiva do Secretariado Técnico de Segurança Alimentar e Nutricional (SETSAN), Leonor Neves Mondlane, apelou na última segunda-feira, 16 de Outubro, na cidade de Maputo, à adopção de boas práticas nutritivas por parte da sociedade. A dirigente falava na abertura da palestra “Água como elemento nutritivo e indispensável para a saúde”, inserida nas celebrações do Dia Mundial da Alimentação, ontem assinalado.
No evento, que teve lugar no auditório do Ministério da Agricultura e Desenvolvimento Rural (MADER), a Secretária Executiva fez menção à uma série de acções previstas no Programa Quinquenal do Governo e que concorrem para a melhoria da situação de segurança alimentar e nutricional no País. Entre elas estão o Programa Nacional de Alimentação Escolar, o Programa de Fortificação de Alimentos e o Programa Água Para Vida (PRAVIDA).
No presente ano, as celebrações desta importante data centram-se na água, como indica o lema “A Água dá vida, água nutre. Não deixe ninguém para trás”. De acordo com Leonor Neves Mondlane, este recurso é indispensável na luta contra a insegurança alimentar e nutricional.
“Para uma boa segurança alimentar e nutricional, é necessário, além da produção de alimentos, o acesso seguro à água”, sublinhou a dirigente, antes de anunciar que o SETSAN tem em perspectiva, ainda para o presente ano, a realização de um estudo de base de segurança alimentar e nutricional, “de forma a actualizar a estatística sobre a segurança alimentar” até mesmo ao nível dos distritos, o que acontecerá pela primeira vez em Moçambique.
As actividades comemorativas do Dia Mundial da Alimentação, que incluíram exposição de alimentos e material bibliográfico, contaram com as presenças da Secretária Permanente do MADER, Daria Nhancale, do Representante da FAO em Moçambique, José Fernandes, da Directora Nacional de Saúde Pública, Elda Famba, entre outras figuras.