O Presidente da República, Filipe Nyusi, expressou nesta quarta-feira, 12 de Junho, suas profundas condolências ao povo e ao governo do Malawi pela morte trágica do vice-presidente Saulos Klaus Chilima, juntamente com outras nove pessoas, em um acidente aéreo ocorrido no dia 10 de Junho.
Em sua mensagem no Facebook, Nyusi transmitiu solidariedade em nome do povo e do Governo moçambicanos. “Quero por este meio, em nome do povo e do Governo moçambicanos e no meu próprio, exprimir as mais sentidas condolências ao povo e Governo Malawianos pela morte do Vice-Presidente daquele país vizinho, Saulos Klaus Chilima, e outras nove pessoas vítimas de despenhamento de aeronave a 10 de Junho.”
Nyusi enfatizou a proximidade com as famílias enlutadas, oferecendo conforto e força espiritual durante este período de luto. “Neste momento difícil, o nosso conforto vai especialmente às famílias enlutadas, a quem estamos próximos em orações e pensamentos, rogando que sejam abençoadas com energias para suportar a dor devido a esta perda irreparável.”
O Presidente moçambicano destacou o legado de Saulos Klaus Chilima, lembrando-o como um fervoroso defensor dos valores panafricanistas e do patriotismo, e que sempre serviu seu país com alta dedicação. “Recordaremos o vice-presidente Chilima como um verdadeiro filho da África, tendo sempre se empenhado nos valores panafricanistas e patriotismo, servindo ao seu país com a mais alta dedicação,” concluiu Nyusi.