EnglishPortuguese

NUM CENÁRIO EM QUE APENAS 17% DO EMPREGO É ASSALARIADO: SEJE responde com expansão Acredita-Emprega”

Estatísticas recentes revelam um cenário preocupante no mercado de trabalho em Moçambique: apenas 17% do emprego é assalariado, enquanto 21% dos jovens urbanos estão desempregados. Nas zonas periféricas e rurais, muitos jovens estão envolvidos em actividades menos produtivas, agravando ainda mais a situação de pobreza.

Texto: Milton Zunguze

Para enfrentar esses desafios, o Governo moçambicano, através da Secretaria do Estado da Juventude e Emprego (SEJE), está a expandir o projecto “Acredita-Emprega”, financiado pelo Banco Mundial. Durante uma visita de trabalho à Província de Nampula, o secretário de Estado da Juventude e Emprego (SEJE), Oswaldo Petersburgo, anunciou a inclusão das províncias de Gaza, Inhambane e Tete no projecto.

O “Acredita-Emprega” visa formar e capacitar jovens em diversas áreas pro fissionais, como culinária, construção civil, soldadura, electricidade e extensão agrícola. “Vocês estão aqui a ser formados em culinária, nós estamos a pagar a essa empresa, essa empresa recebe dinheiro para vos formar, vocês aqui não devem pagar nada. Estamos em 55 distritos, gostaríamos de alcançar mais distritos, e a SEJE está a trabalhar para isso”, garantiu Petersburgo aos formandos.

O projecto abrange actualmente 55 distritos em seis províncias, incluindo Nampula, Cabo Delgado, Niassa, Zambézia, Manica, Sofala, além da Província e Cidade de Maputo. Com o objectivo de fornecer 20 mil bolsas formativas, o pro grama oferece oportunidades para os jovens iniciarem seus próprios negócios ou procurarem emprego após a conclusão dos cursos. Petersburgo assegurou a entrega de certificados de reconhecimento e a possibilidade de concorrer a um financiamento não reembolsável de 65 mil meticais: “Permitir você começar um trabalho por conta própria ou emprego por conta de outrem”.

Além disso, ele destacou: “E outra coisa, quando terminar os cursos que são feitos por todos, os de culinária, extensão agrária, electricidade entre outros, nós vamos lançar um concurso ou uma oportunidade para concorrer através de vossos contactos pessoais, onde irão submeter o vosso plano de negócio e estão a concorrer a um valor de 65 mil meticais, um valor não reembolsável”.

Dirigindo-se aos formandos da área de construção civil, Petersburgo enfatizou: “Viemos aqui para vos encorajar. Não queremos assédios nas instituições de formação”.

O Programa EMPREGA, que engloba o Agora e Acredita Emprega, tem como objectivo aumentar a criação de oportunidades de emprego formal e melhorar a situação do mercado de trabalho em Moçambique, enfrentando assim as preocupantes estatísticas de emprego e desemprego no país.

 

Texto extraído na edição 120 do Jornal Dossier económico

Gostou? Partihe!

Facebook
Twitter
Linkdin
Pinterest

Sobre nós

O Jornal Dossiers & Factos é um semanário que aborda, com rigor e responsabilidade, temáticas ligadas à Política, Economia, Sociedade, Desporto, Cultura, entre outras. Com 10 anos de existência, Dossiers & Factos conquistou o seu lugar no topo das melhores publicações do país, o que é atestado pela sua crescente legião de leitores.

Notícias Recentes

Edital

Siga-nos

Fale Connosco