EnglishPortuguese

Chiquinho Conde mais perto da renovação

Terminará esta semana o suspense em torno da continuidade ou não de Chiquinho Conde como seleccionador nacional de futebol. A Federação Moçambicana de Futebol (FMF) irá reunir-se na quinta-feira, 27 de Junho, para tomar a decisão final. De acordo com o que apurou Dossiers & Factos, apesar da tensão entre Chiquinho Conde e o presidente da FMF, Feizal Sidat, o antigo número 10 dos Mambas está mais perto de permanecer no cargo.

Texto: Serôdio Towo

É certo que Feizal Sidat está muito reticente em relação à continuidade de Chiquinho Conde, não por razões desportivas, mas sim disciplinares. No entanto, a maioria dos 12 membros da Direcção da FMF é claramente a favor da renovação com o actual técnico dos Mambas.

Esse sentimento foi transmitido na reunião que a Direcção que teve lugar na semana passada, dias antes da conferência de imprensa convocada pelo órgão reitor do futebol nacional. Na referida reunião, que discutiu o banco técnico dos Mambas e outros assuntos, Feizal Sidat foi aconselhado a não abordar o tema Chiquinho Conde no contacto com os jornalistas, até porque ainda havia mais de um mês para o término do contrato, concretamente no dia 31 de Julho.

Sidat concordou no momento da reunião. Sucede, porém, que no dia seguinte, a poucas horas da conferência de imprensa, ele publicou uma mensagem no grupo de WhatsApp pedindo desculpas antecipadas aos seus pares, pois não iria cumprir o acordo. O presidente da FMF explicou que tinha muita coisa no coração que o magoava, e que precisava aliviar-se falando. Na mesma mensagem, ainda reconheceu que a sociedade, não tendo noção do que ele supostamente vive, tem-no como “vilão” e a Chiquinho Conde como herói.

Foi assim que ele falou sem reservas perante os jornalistas, apontando falta de respeito e ingratidão ao técnico da selecção nacional, o que gerou uma reacção adversa na sociedade, com a maioria posicionando-se ao lado do treinador.

 

Abel Xavier preterido pela Direcção

Dossiers & Factos apurou que o nome de Abel Xavier chegou a ser uma hipótese real para substituir Chiquinho Conde no banco técnico dos Mambas, mas rapidamente caiu por terra. A dado momento, foi até orientado o Pelouro das Finanças da FMF a adquirir a passagem do técnico, que também já dirigiu a selecção, para Maputo, intenção que só não se concretizou graças à discordância de uma parte significativa da Direcção.

Nossas fontes garantem que, caso o luso-moçambicano esteja em Moçambique, certamente não é pela mão da “Casa do Futebol”. É importante referir, ainda assim, que jamais foi colocado em cima da mesa nenhum outro nome alternativo senão o do antigo jogador do Benfica, Liverpool e da selecção portuguesa, que entretanto perdeu força.

Há-de ter sido por isso, aliás, que a própria Federação nunca ousou falar publicamente de Abel Xavier, sendo que tudo quanto transbordou para fora provem dos bastidores.

 

 Áudio de Chiquinho compromete negociações

O recente encontro entre o secretário de Estado de Desporto, Carlos Gilberto Mendes, e o advogado de Chiquinho Conde, Abdul Gani, foi uma tentativa de o Estado moçambicano colocar-se como mediador do processo tendente à renovação com o antigo jogador do Sporting Clube de Portugal e Vitória de Setúbal.

A ideia seria discutir honorários e algumas cláusulas contratuais que carecem de concertação. Uma delas pode estar relacionada com a postura do seleccionador no que tange a matéria de comunicação e comunicabilidade.

Segundo fontes próximas do processo, as conversações até estavam bem encaminhadas, mas sofreram um enorme revés por conta do áudio supostamente gravado por Chiquinho Conde a partir de Lisboa e enviado ao “Chico”, que acabou vazando para as redes sociais.

Esta situação embaraçou tudo, além de ter aumentado os níveis de indignação na parte contratante. Contudo, conforme afirmado no início deste texto, a FMF está mais perto de renovar com Chiquinho Conde do que de contratar Abel Xavier. A decisão final será tomada ainda no decorrer desta semana, em reunião da Direcção da FMF inicialmente marcada para quinta-feira, 27 de Junho.

 

Gostou? Partihe!

Facebook
Twitter
Linkdin
Pinterest

Sobre nós

O Jornal Dossiers & Factos é um semanário que aborda, com rigor e responsabilidade, temáticas ligadas à Política, Economia, Sociedade, Desporto, Cultura, entre outras. Com 10 anos de existência, Dossiers & Factos conquistou o seu lugar no topo das melhores publicações do país, o que é atestado pela sua crescente legião de leitores.

Notícias Recentes

Edital

Siga-nos

Fale Connosco