O vice-ministro dos Transportes e Comunicações, Amilton Alissone, e a direcção da Yango Moçambique discutiram na última quarta-feira, 03 de Julho, os desafios, funcionamento e perspectivas de expansão dos serviços de mobilidade da empresa de tecnologia no país. Em um encontro realizado em Maputo, o vice-Ministro reconheceu o trabalho da Yango na segurança e integração no sector de transportes de Moçambique, assegurando apoio contínuo à empresa.
Durante a visita às instalações da Parceiros Yango, uma das principais empresas de tecnologia operando na África, Alissone conheceu mais a fundo o funcionamento e o modelo de negócios da Yango, destacando o papel significativo da empresa no sistema de mobilidade em Moçambique. Ele afirmou estar ciente das diferentes etapas da Yango desde o início de suas operações em Maputo e na Matola, em Novembro de 2022, e observou que o processo de estabelecimento da empresa no país segue normalmente, com as devidas autorizações e licenciamentos.
Alissone disse que a integração dos operadores de táxi no aplicativo da Yango está a ocorrer conforme o esperado, destacando a assinatura de um memorando de entendimento e a formação em andamento de motoristas na capital, o que demonstra a integração positiva da empresa no sector de mobilidade do país. O governante também conheceu a inovação que a Yango está a trazer para o sistema de mobilidade nacional, incluindo uma demonstração dos veículos eléctricos introduzidos recentemente em parceria com a EFC Solar Energy, Lda.
Em termos de segurança e serviço, o vice-ministro ressaltou que a Yango incorporou no aplicativo soluções tecnológicas que atenderam preocupações iniciais dos passageiros e contribuíram para a melhoria da mobilidade e sustentabilidade tarifária. Entre essas funcionalidades, destacou o botão de emergência, que permite comunicação directa com as autoridades policiais, a opção para passageiros adicionarem números de pessoas de confiança para acompanhar as viagens em tempo real, e o registo contínuo de informações sobre corridas, passageiros e motoristas na base de dados da Yango, facilitando a consulta por qualquer parte interessado em questões de segurança.
Na reunião, também foram discutidos os planos de expansão da Yango para outras regiões do país. Zameer Adam, director-geral da Yango em Moçambique, após reforçar a mensagem de segurança e sinergia no sector de mobilidade, indicou que está a ser analisada a possibilidade de lançar o serviço em outras províncias. “Recentemente, fui recebido pelo presidente do Conselho Municipal da Beira, que apoiou nossa iniciativa. Possivelmente estaremos em breve nessa cidade”, adiantou.