EnglishPortuguese

Vulcan reafirma compromisso com “conformidade ambiental”

A Vulcan, empresa responsável pela exploração de carvão mineral em Moatize, Tete, reafirmou o seu compromisso com a conformidade ambiental em resposta às preocupações crescentes da população local sobre a poluição. Mukesh Kumar, presidente da empresa, garantiu que a Vulcan adopta uma política de “dano zero” ao meio ambiente, destacando que todas as suas instalações estão equipadas com as tecnologias mais modernas disponíveis.

No entanto, Kumar reconheceu que, apesar dos esforços para evitar impactos negativos, falhas ocasionais no sistema podem ocorrer. Ele enfatizou que a Vulcan está empenhada em assegurar que nenhuma pessoa nas comunidades ao redor das operações sofra as consequências das actividades de mineração.

As operações da Vulcan em Moatize abrangem uma área de 250 quilómetros quadrados, com as comunidades mais próximas situadas a uma distância mínima de 350 metros das minas. Kumar explicou que, durante as detonações, são adoptadas medidas para limitar a vibração, o ruído e a dispersão de poeira a uma distância de 75 metros, garantindo que os impactos sejam minimizados para as comunidades que estão a centenas de metros de distância.

Recentemente, uma equipe governamental visitou a área de exploração após receber queixas da população, e a Vulcan aguarda agora uma posição oficial sobre a situação. Kumar ressaltou a importância da “licença social” para operar, destacando que, além da autorização governamental, é fundamental contar com a aceitação e apoio das comunidades locais.

Nos últimos três anos, a Vulcan produziu anualmente mais de 35 milhões de toneladas de carvão nas suas minas em Moatize. A empresa, que faz parte do Jindal Group, adquiriu a operação em abril de 2022 da brasileira Vale por mais de 270 milhões de dólares. O Jindal Group, com um valor de mercado de 18 mil milhões de dólares, já operava em Moçambique na mina de Chirodzi, também localizada em Tete.

A Vale esteve presente em Moçambique durante 15 anos, explorando a mina de Moatize e 912 quilómetros de ferrovia no Corredor Logístico de Nacala para o transporte de carvão, infraestrutura que também foi vendida à Vulcan.

Gostou? Partihe!

Facebook
Twitter
Linkdin
Pinterest

Sobre nós

O Jornal Dossiers & Factos é um semanário que aborda, com rigor e responsabilidade, temáticas ligadas à Política, Economia, Sociedade, Desporto, Cultura, entre outras. Com 10 anos de existência, Dossiers & Factos conquistou o seu lugar no topo das melhores publicações do país, o que é atestado pela sua crescente legião de leitores.

Notícias Recentes

Edital

Siga-nos

Fale Connosco