A comitiva de campanha de Venâncio Mondlane, candidato à presidência da República pelo partido PODEMOS, terá sido alvo de um ataque na madrugada desta segunda-feira, 23 de Setembro, no distrito de Mabote, província de Inhambane.
De acordo com uma publicação feita nas redes sociais por Cremildo Chichongue, simpatizante do PODEMOS, o ataque ocorreu por volta das 03h40, quando alguém supostamente ateou fogo à camioneta que transportava o equipamento de som e outros materiais de campanha. De acordo com a fonte, o incêndio foi controlado antes de atingir o tanque de combustível, evitando que o veículo e os quartos onde a equipa estava hospedada fossem consumidos pelas chamas.
Chichongue relatou que, caso o fogo tivesse alcançado o tanque de combustível, poderia ter provocado a explosão de duas viaturas e, possivelmente, causado uma tragédia maior.
Apesar do ataque, o representante da comitiva de Venâncio Mondlane afirmou que as actividades de campanha em Inhambane irão continuar. Ele apelou à solidariedade e ao apoio da população.
O incidente acontece a poucas semanas das eleições presidenciais, legislativas e das assembleias provinciais, marcadas para o próximo dia 9 de Outubro.