O Clube Desportivo da Maxaquene vai participar nos jogos de apuramento para o Campeonato Nacional da Primeira Divisão, o Moçambola 2025. Esta decisão surge após o Órgão de Apelo da Comissão de Licenciamento da Federação Moçambicana de Futebol (FMF) ter revogado a decisão inicial do Órgão da Primeira Instância (OPI), que havia negado o certificado de licença ao clube.
Inicialmente, o OPI recusou a licença ao Maxaquene devido à alegada não observância dos requisitos estabelecidos, incluindo dívidas com atletas, treinadores e outros elementos da administração. No entanto, o Órgão de Apelo decidiu anular essa decisão, justificando que, apesar da existência de dívidas, o Maxaquene tem um acordo em vigor com os seus credores.
De acordo com o comunicado do Órgão de Apelo, “o Clube de Desportos de Maxaquene possui um acordo com os credores, pelo que, ao abrigo do disposto no anexo I, ponto 5, do Regulamento de Licenciamento de Clubes da FMF, não se deve aplicar a sanção de recusa da concessão de licença.”
Assim, o Maxaquene está apto para competir nos jogos de apuramento do Moçambola 2025, mantendo-se na corrida para voltar à elite do futebol moçambicano.