EnglishPortuguese

Rebelião em Mabalane provoca um morto e três feridos

Uma pessoa morreu e outras três ficaram feridas, esta quarta-feira, durante uma rebelião de reclusos da cadeia regional de Mabalane, na província de Gaza. A Polícia da República de Moçambique (PRM) confirma a evasão de um recluso e diz que deteve 25 pessoas em tumultos, durante a celebração do natal.

A agitação começou por volta das 17 horas de quarta-feira, na cadeia regional de Mabalane, em Gaza. De acordo com polícia, o grupo pretendia colocar em liberdade cerca de 300 reclusos.

“A rebelião aconteceu no maior pavilhão penitenciário de Mabalane.  Cerca 20 reclusos incendiaram quatro pavilhões, para tentar fragilizar o sistema de segurança e evadir-se. O grupo quer materializar a fuga para se juntar aos manifestantes” disse Júlio Nhamussua, porta-voz da PRM em Gaza.

Os agentes da guarda penitenciária não conseguiram impor-se. Por isso, segundo, Júlio Nhamussua, a corporação teve de agir com força para travar a evasão dos reclusos.

“A confrontação resultou em óbito. Na confrontação directa com os reclusos no interior da cadeia, três ficaram gravemente feridos e um conseguiu fugir. Há operações seguintes de busca para sua recaptura”, esclareceu.

A PRM afirma que a situação está controlada, mas há agentes em permanência na penitenciaria.

A noite de natal foi, igualmente, agitada na vila da Macia, no distrito de Bilene, onde foram colocados pneus em chamas e barricadas ao longo da Estrada Nacional Número Um.

Os protestatários vandalizaram as instalações onde funciona o tribunal judicial, no distrito de Bilene. O Comércio local não escapou, foram mais de três empreendimentos vandalizados e totalmente saqueados. Há 25 detidos.

Na cidade Xai-Xai, pelo menos dois empreendimentos comerciais, incluindo as instalações da Águas de Região Sul foram alvo de vandalização e saque. O País

Gostou? Partihe!

Facebook
Twitter
Linkdin
Pinterest

Sobre nós

O Jornal Dossiers & Factos é um semanário que aborda, com rigor e responsabilidade, temáticas ligadas à Política, Economia, Sociedade, Desporto, Cultura, entre outras. Com 10 anos de existência, Dossiers & Factos conquistou o seu lugar no topo das melhores publicações do país, o que é atestado pela sua crescente legião de leitores.

Notícias Recentes

Edital

Siga-nos

Fale Connosco