O Banco de Portugal desmentiu, esta quinta-feira, alegações sobre o lançamento de uma moeda de colecção em homenagem ao futebolista Cristiano Ronaldo, alertando para a disseminação de “notícias falsas” a respeito do assunto. O organismo garantiu que “não colocou em circulação, nem tem previsto colocar, qualquer moeda” dedicada ao jogador português.
“Chegaram ao conhecimento do Banco de Portugal notícias falsas, veiculadas por sites estrangeiros, relacionadas com a emissão, por este Banco, de uma moeda de colecção, no valor de 7,5 euros, em homenagem ao futebolista Cristiano Ronaldo”, lê-se num comunicado publicado no seu portal oficial.
Na mesma nota, o Banco de Portugal esclareceu categoricamente que “não colocou em circulação, nem tem previsto colocar, qualquer moeda de colecção ou comemorativa alusiva à personalidade em questão”.
Adicionalmente, recordou que “a aprovação do Plano Numismático anual é da competência da Imprensa Nacional-Casa da Moeda”, reforçando que não há qualquer projecto em curso neste sentido.