O presidente do Tribunal Supremo, Adelino Muchanga, apelou aos cidadãos para que exerçam o seu direito de voto, destacando a importância deste acto cívico para o futuro do País. As declarações foram feitas esta quarta-feira, 09 de Outubro, após Muchanga votar na Escola Secundária da Polana, na cidade de Maputo, no âmbito das sétimas eleições gerais.
“Estamos felizes e realizados por ter exercido esse direito fundamental que, ao mesmo tempo, é um direito cívico”, afirmou o magistrado, destacando o valor do voto como parte essencial da democracia moçambicana.
Muchanga dirigiu-se ainda àqueles que questionam a relevância do voto, sublinhando que os resultados das eleições são fruto da soma de votos individuais: “Aqueles que acham que o seu voto é irrelevante deviam ter em conta que os resultados são a soma de vários votos individuais, não é uma questão dos políticos, mas sim de cidadania”, frisou.
Para o presidente do Tribunal Supremo, o voto é o meio através do qual os cidadãos escolhem os projectos de governação que melhor representam a sua visão para o País: “Por via do voto escolhemos os melhores projectos de governação, aquilo que é a nossa visão do que deve acontecer nos próximos cinco anos”, concluiu.
As eleições gerais moçambicanas englobam a escolha do Presidente da República, dos deputados à Assembleia da República, das Assembleias Provinciais e dos Governadores de Província.