As autoridades nacionais responsáveis pelo monitoramento meteorológico emitiram um apelo à população de vários distritos de Cabo Delgado e Nampula, no norte do país, para que adoptem medidas de precaução diante da iminente passagem da tempestade tropical moderada “Hidaya”. Prevê-se que a tempestade atinja a costa da Tanzânia hoje, 3 de Maio, com autoridades moçambicanas alertando para seus possíveis impactos em grande parte da província de Cabo Delgado e em Memba, na província de Nampula.
A partir da manhã de hoje, são esperadas chuvas intensas superiores a 50 milímetros em 24 horas, acompanhadas por ventos e trovoadas intensas, conforme comunicado divulgado pelo Centro Nacional Operativo de Emergência, acessado pela Lusa.
O Instituto Nacional de Meteorologia (INAM) prevê ventos fortes de até 70 quilómetros por hora e chuvas moderadas a fortes, com acumulados entre 30 e 50 milímetros em 24 horas, nas províncias de Nampula e Cabo Delgado. agitação no mar e ondas com altura de até cinco metros.