Num acto histórico, a empresa Caminhos de Ferro de Moçambique (CFM) concretizou, nesta quarta-feira, 11 de Setembro, o primeiro carregamento de combustíveis para o vizinho Malawi, através do Ramal Dona Ana – Vila Nova da Fronteira, localizado na província de Tete, centro do País.
O referido comboio partiu do Porto da Beira, na província de Sofala, com 48 tanktainers com destino à cidade de Marka, no distrito malawiano de Nsanje, que faz fronteira com Vila Nova da Fronteira, do lado moçambicano, explicou o director de Comunicação e Imagem do CFM, Adélio Dias.
Recentemente reconstruído, num investimento de cerca de USD 30 milhões, o Ramal Dona Ana – Vila Nova Fronteira relega para a história o dispendioso e ineficaz transporte de combustíveis para Malawi por via rodoviária, um feito celebrado com pompa e circunstância naquele país vizinho, numa cerimónia dirigida ao mais alto nível pelo respectivo presidente, Lazarus Chakweras.
A reconstrução do Ramal Dona Ana – Vila Nova da Fronteira foi uma resposta aos desafios logísticos da região Austral de África. A decisão surge também em cumprimento da orientação resultante da reunião entre os Presidentes de Moçambique e do Malawi, realizada em Songo, no final de 2020.