Por Anastácio Chirrute, em Inhambane
Alberto Mujovo, coordenador distrital do Podemos no distrito de Zavala, província de Inhambane, e sua esposa foram sequestrados na madrugada desta segunda-feira, 09 de Dezembro, na sua própria residência, por indivíduos ainda não identificados.
Este é o primeiro caso de sequestro envolvendo um membro do Podemos na província de Inhambane desde o início das manifestações convocadas por Venâncio Mondlane. O incidente ocorreu por volta das 2 horas, quando o casal dormia em casa e foi surpreendido pelos criminosos, que os levaram para destino desconhecido.
Os motivos do sequestro ainda não foram esclarecidos, mas Ilídio Cumbi, coordenador provincial do Podemos em Inhambane, afirma acreditar tratar-se de uma perseguição política. Segundo ele, membros do partido no poder estariam por detrás desta acção, com o objectivo de intimidar os apoiantes de Mondlane e dissuadi-los de continuar com as marchas e manifestações.
“Fomos à polícia porque a primeira indicação é que foram agentes policiais a praticar esta acção, mas eles negaram. Ainda assim, deslocámo-nos às suas residências para que as investigações fossem iniciadas”, revelou Cumbi.
O coordenador provincial reforçou que o Podemos não desistirá da luta pela verdade eleitoral. “Perseguir ou ameaçar cidadãos que reivindicam os seus direitos constitui uma violação dos direitos fundamentais e da liberdade de expressão consagrados na Constituição da República”, concluiu.