A pressão está a aumentar entre os congressistas democratas para que o presidente Joe Biden desista da sua candidatura nas próximas eleições presidenciais de Novembro. O debate recente com o rival republicano, Donald Trump, levantou sérias dúvidas sobre a aptidão física e mental de Biden, que está com 81 anos, para um segundo mandato.
Até agora, 10 congressistas democratas manifestaram publicamente a sua preocupação e sugeriram que Biden deveria reconsiderar sua candidatura. A imprensa norte-americana destaca que o desempenho de Biden no debate, onde aparentou fragilidade, foi um ponto de inflexão que intensificou essas discussões dentro do partido.
Apesar do aumento das críticas internas, Biden permanece firme em sua decisão de continuar na corrida eleitoral, garantindo que seu apoio popular está a crescer e que suas campanhas atraem grandes multidões. No último domingo, aliás, disse estar determinado a vencer as eleições.
Os congressistas que pedem a retirada de Biden são de estados influentes como Nova Iorque, Washington e Califórnia. Há expectativas de que os democratas se reúnam esta terça-feira, 09 de Julho, para discutir, entre outros tópicos, o futuro da candidatura do actual estadista.