O delegado de candidatura do Movimento Democrático de Moçambique (MDM), Domingos Roldão, foi detido nesta quarta-feira, 9 de Outubro, pela Polícia da República de Moçambique (PRM) no bairro de Tsalala, no Município da Matola. Segundo Evidências, que cita a cabeça de lista do MDM na província de Maputo, Fátima Mimbire, Roldão foi detido enquanto acompanhava um cidadão que havia sido apanhado com oito boletins de voto pré-preenchidos na Escola Primária Completa 08 de Março.
Este incidente veio aumentar as preocupações do MDM em relação à integridade do processo eleitoral. Nas primeiras horas do dia, o líder do partido, Lutero Simango, já havia denunciado que os órgãos de administração eleitoral estavam a impedir a entrada de representantes do partido nas mesas de votação, alegando que tal actuação violava o direito de fiscalização do processo eleitoral.
A detenção de Domingos Roldão acirrou ainda mais as críticas do MDM, que continua a manifestar descontentamento com a forma como o processo tem sido conduzido.