O Presidente da Comissão Nacional de Eleições (CNE), Dom Carlos Matsinhe, fez um apelo fervoroso a todos os eleitores para que participem activamente nas eleições gerais agendadas para o próximo dia 9 de Outubro. Matsinhe sublinhou a importância do voto como instrumento fundamental para o fortalecimento da democracia multipartidária em Moçambique.
“Participar nas eleições é mais do que um direito; é um dever cívico que cada cidadão deve cumprir para garantir que sua voz seja ouvida e seus interesses sejam representados”, afirmou Matsinhe durante o lançamento oficial da Campanha de Educação Cívica, realizada nesta quarta-feira, 24 de Julho.
Para este pleito, mais de 17 milhões de eleitores são esperados nas urnas. Com o intuito de sensibilizar e informar o público sobre a importância de participar no processo eleitoral, a CNE mobilizou uma força-tarefa composta por mais de seis mil agentes de educação cívica. Esses agentes têm a missão de educar os eleitores sobre o processo de votação e esclarecer dúvidas, assegurando que todos compreendam a importância do seu voto.
A campanha de educação cívica, que se estende de 25 de Julho a 23 de Agosto, ocorrerá em todo o País, visando alcançar tanto as zonas urbanas quanto as rurais.