EnglishPortuguese

Durante a campanha: Candidatos (quase) ignoraram Sul do País

Durante o período da campanha eleitoral para as eleições gerais em Moçambique, que incluem as presidenciais, legislativas, dos governadores e das Assembleias Provinciais. Esta etapa do processo eleitoral, que se prolongou por 45 dias, foi marcada por uma curiosa distribuição dos esforços dos candidatos, que concentraram maior parte das suas actividades nas zonas Centro e Norte do País, deixando a zona Sul, especialmente Maputo, em segundo plano.

Texto: Dossiers & Factos

Observadores acreditam que a menor atenção à zona Sul se deve ao número reduzido de assentos parlamentares que a região elege. Juntas, as províncias de Maputo, Gaza e Inhambane elegem apenas 43 deputados, enquanto províncias como a Zambézia e Nampula elegem, respectivamente, 42 e 48 assentos, tornando essas zonas mais estratégicas.

Outro factor apontado como tendo contribuído para a menor atenção à zona Sul é a eficácia da mobilização através das redes sociais, especialmente em Maputo, onde a população parece menos disposta a participar em actos políticos de massa, como comícios e passeatas, em comparação com outras regiões.

A fraca movimentação dos candidatos no Sul

O candidato da Frelimo, Daniel Chapo, fez a primeira visita a zona Sul na segunda semana da campanha, tendo começado pela província de Inhambane, onde visitou os distritos de Vilanculos e Massinga no dia 07 de Setembro, Morrumbene no dia 08 e Maxixe, Homoíne e Zavala no dia 09. Já na província de Gaza, esteve presente de 11 a 13 de Setembro, passando pelos distritos de Chongoene, Massingir e Chókwè, e regressou a 16 de Setembro para visitar Chibuto. Na província de Maputo, teve passagens rápidas por todos os distritos, e até escolheu Matola para fazer o encerramento. Já na cidade com o mesmo nome, suas actividades limitaram-se encontros com algumas classes sociais.

Venâncio Mondlane, candidato do PODEMOS, começou a sua campanha na província de Maputo, a 24 de Agosto. No total, escalou Matola, Moamba e Boane. Não escalou nem Gaza, nem Inhambane. Contudo, importa frisar que esteve nas duas províncias (de 19 a 21 de Agosto em Gaza; De 16 a 18 de Agosto em Inhambane) antes do início oficial da campanha.

Por sua vez, Ossufo Momade, candidato da Renamo, não visitou a província de Maputo durante a campanha eleitoral, mas esteve presente em Gaza nos dias 05 e 06 de Outubro, tendo visitado a cidade de Xai-Xai. Em Inhambane, trabalhou nos distritos de Vilankulo e Massinga, entre 04 e 05 de Outubro.

Já Lutero Simango, candidato do MDM, concentrou as suas actividades na província de Inhambane nos dias 24 e 25 de Setembro, nos distritos de Homoíne e Zavala, e voltou no dia 29 para reforçar a sua presença em Govuro. Em Gaza, esteve presente no dia 25 de Setembro e continuou a sua campanha na província de Maputo nos dias 26 e 27, passando pelos distritos da Manhiça, Marracuene, Boane, tendo ainda visitado o Mercado Grossista do Zimpeto, na cidade de Maputo.

Distribuição dos assentos

A zona Sul, composta pelas províncias de Maputo, Gaza e Inhambane, elege um total de 43 deputados. Em contraste, a zona Centro elege 100 deputados, distribuídos entre as províncias de Sofala (19), Manica (16), Zambézia (42) e Tete (23). A zona Norte, que inclui as províncias de Nampula, Niassa e Cabo Delgado, elege um total de 82 deputados, sendo Nampula a província com maior número de assentos (48).

A concentração de esforços nas zonas Centro e Norte, onde o número de deputados a eleger é significativamente maior, pode explicar a estratégia dos candidatos, que preferiram investir o seu tempo nas regiões mais determinantes no xadrez político nacional.

Gostou? Partihe!

Facebook
Twitter
Linkdin
Pinterest

Sobre nós

O Jornal Dossiers & Factos é um semanário que aborda, com rigor e responsabilidade, temáticas ligadas à Política, Economia, Sociedade, Desporto, Cultura, entre outras. Com 10 anos de existência, Dossiers & Factos conquistou o seu lugar no topo das melhores publicações do país, o que é atestado pela sua crescente legião de leitores.

Notícias Recentes

Edital

Siga-nos

Fale Connosco