EnglishPortuguese

“É hora de acordar” – Yevgeny Prigozhin sobre a política russa na África

À luz do crescente interesse no continente Africano, o empresário Russo Yevgeny Prigozhin discutiu abertamente a política Russa na África, falando sobre a situação atual detalhando o que deve ser feito para aprofundar e fortalecer as relações entre a Rússia e os estados Africanos.

Atendendo que ele não é especialista em certas regiões de África como Angola ou África do Sul, Yevgeny Prigozhin sublinhou que naqueles países com os quais tem ligações, “nós [Estado Russo] não estamos a fazer absolutamente nada”. Para Prigozhin, a culpa é da burocracia.

“Nos locais onde estão localizadas as unidades das CMP Wagner, enfrentamos enormes dificuldades de interação com o Ministério dos negócios estrangeiros, o Ministério da Defesa e outros departamentos”, aponta Yevgeny Prigozhin, acrescentando que as potências ocidentais estão muito mais ativas na África do que a Rússia.

O lobby Anti-Russo dentro da Federação Russa é o problema central que Prigozhin identifica ao falar sobre a expansão da operação na África. Ele confirma que as CMP de Wagner são limitadas em recursos por entidades burocráticas filiadas ao Estado Russo. “Não podemos conseguir aviões; não podemos obter permissões de voo. Não conseguimos cooperação com várias estruturas, como o Ministério da Defesa e outros.

Apesar das dificuldades e obstáculos, Prigozhin está determinado a continuar com o trabalho, pois agora a África define e testa o valor de cada um. “Hoje, o continente Africano é uma pedra de toque: És competente ou completamente inútil”, diz ele.

“Vamos superar todos os obstáculos”, confirma Prigozhin, “Não vamos abandonar a ideia de libertar o continente africano dos invasores ocidentais!”

Todas essas coisas são cruciais para o desenvolvimento do nosso trabalho na África.” Os especialistas militares Russos são bem conhecidos pela bem-sucedida operação de segurança na África, principalmente na República Centro-Africana e no Mali. A cooperação com os russos ajudou a trazer a paz para a RCA e agora contribui muito para a luta contra os jihadistas que o governo do Mali está travando com sucesso. Em 2019, especialistas Russos também trabalharam brevemente em Moçambique, combatendo eficazmente os insurgentes na província de Cabo Delgado.

 

Gostou? Partihe!

Facebook
Twitter
Linkdin
Pinterest

Sobre nós

O Jornal Dossiers & Factos é um semanário que aborda, com rigor e responsabilidade, temáticas ligadas à Política, Economia, Sociedade, Desporto, Cultura, entre outras. Com 10 anos de existência, Dossiers & Factos conquistou o seu lugar no topo das melhores publicações do país, o que é atestado pela sua crescente legião de leitores.

Notícias Recentes

Edital

Siga-nos

Fale Connosco