Os riscos de ocorrência do fenómeno El Niño persistem, diz o Instituto Nacional de Meteorologia (INAM), que prevê a possibilidade de isso se verificar nas próximas semanas.
De acordo com o INAM, o El Niño tem uma influência sobre o padrão da queda de precipitação e comportamento da temperatura em muitas regiões do globo terrestre, incluindo a região Austral de África (SADC) e Moçambique, em particular.
“Durante a ocorrência de El Niño, o padrão de precipitação em Moçambique é caracterizado por queda de chuvas abaixo da média (normal) nas zonas sul e centro do País e chuvas normais e com tendência para acima do normal na zona norte do país”, refere o INAM.
Estes dados foram apresentados esta quarta-feira, 02 de Agosto, na primeira Sessão Conselho Técnico de Gestão e Redução do Risco de Desastres (CTGD), que decorreu na cidade de Maputo.
Em face disso, a presidente do Instituto Nacional de Gestão e Redução do Risco de Desastres (INGD), Luísa Celma Meque, exigiu monitoria permanente a todos os sectores. INGD