EnglishPortuguese

Embaixador russo: “Ou a segurança existe para todos ou não existe”

O embaixador da Rússia em Moçambique esteve hoje, 2 de Março, no espaço “Café da Manhã”, da Rádio Moçambique, para explicar as motivações daquilo que é descrito como “invasão” das tropas russas à Ucrânia.

Alexander Zurikov reiterou a oposição de Moscovo à adesão da Ucrânia à Organização do Tratado Atlântico Norte (NATO, na sigla em inglês), explicando que tal representaria um “perigo aberto” ao seu país. Disse não ter nada contra o princípio de portas abertas das organizações, mas vincou que “a sua segurança [Ucrânia] não pode provocar insegurança do vizinho [Rússia]”. “A segurança ou existe para todos, ou não existe”, rematou Zurikov.

O embaixador negou ainda que o Exército russo esteja a matar civis na Ucrânia, chamando atenção para a existência de “noticiários falsos”. Recordou que o presidente ucraniano, Volodymir Zelensky, distribuiu armas à população para auto-defesa. Entre os civis estão aqueles a que Alexander Zurikov chama de “bandas armadas”. É a estas “bandas” que atribui o assassinato de civis. O diplomata também fez notar que a maioria das imagens que circulam na imprensa ocidental são referentes a supostas matanças perpetradas pelos nacionalistas ucranianos nos Estados separatistas de Donbass.

Debruçando-se sobre as negociações recentemente iniciadas na Bielorrússia, o responsável especificou as condições do seu país: declaração de neutralidade da Ucrânia, “desnazificação” e “desmilitarização” do país. AC

Gostou? Partihe!

Facebook
Twitter
Linkdin
Pinterest

Sobre nós

O Jornal Dossiers & Factos é um semanário que aborda, com rigor e responsabilidade, temáticas ligadas à Política, Economia, Sociedade, Desporto, Cultura, entre outras. Com 10 anos de existência, Dossiers & Factos conquistou o seu lugar no topo das melhores publicações do país, o que é atestado pela sua crescente legião de leitores.

Notícias Recentes

Edital

Siga-nos

Fale Connosco