A vandalização da rede de abastecimento de água da empresa Águas da Região do Centro (ARDC) e o atraso no pagamento de facturas estão a comprometer o fornecimento de água nas cidades da Beira e do Dondo, na província de Sofala.
De acordo com o director da área operacional da ARDC na Beira, Novais Soca, citado pela Agência Lusa, “muitas condutas estão danificadas em vários bairros, o que afecta directamente os projectos de abastecimento de água à população.”
O responsável adiantou que vários bairros daquelas cidades têm registado frequentes restrições no fornecimento de água, devido ao elevado número de redes de distribuição sabotadas.
“A situação é preocupante, mas fazemos sempre tudo o que está ao nosso alcance para garantir que as pessoas continuem a ter água potável nas suas casas. Esse é o nosso objectivo”, acrescentou.
Novais Soca lamentou ainda que o não pagamento das facturas de consumo esteja a afectar a sustentabilidade do serviço: “Dos 72 mil clientes na cidade da Beira, podemos garantir que nem todos têm estado a pagar as suas contas.”
Entretanto, clientes da ARDC na Beira manifestaram recentemente a sua indignação contra a empresa, acusando-a de cobrar “valores elevados” que alegadamente não correspondem ao consumo real.
Bairros como Macurungo, Manga, Macuti e Chota estão entre as zonas mais afectadas pelas restrições no abastecimento de água.