Cerca de 50 Pequenas e Médias Empresas (PME) situadas na região do Vale do Zambeze e no corredor de Nacala poderão beneficiar de um financiamento que varia entre 50 mil a 400 mil dólares. A informação foi partilhada por Leonardo Júnior, do Fundo Catalítico para Inovação e Demonstração (FCID), na 59.ª edição da Feira Internacional de Maputo (FACIM), que decorre em Marracuene, na província de Maputo.
Texto: Milton Zunguze
De acordo com Leonardo Júnior, o FCID tem à sua disposição uma linha de financiamento de 15 milhões de dólares com vista a melhorar a capacidade de acesso aos mercados das PME através de investimentos privados e públicos complementares.
Estando na sua terceira edição, Leonardo Júnior confessou que numa primeira fase de submissão de projectos, o órgão recebeu cerca de 375 projectos, tendo sido aprovados cerca de 80 projectos, para posteriormente submeterem os projectos ou propostas completas, sendo que até este momento foram aprovadas 40 empresas ou propostas completas.
O Fundo Catalítico subdivide-se em duas janelas, “em cada janela sairão 25 empresas, somando 50 empresas”, nomeadamente, “top down” e “bottom up”, onde cada uma tem 7,5 milhões de meticais, totalizando os 15 milhões. De acordo com a fonte, as empresas com capacidade de entrar no “top down” e cujas propostas sejam aprovadas terão acesso directo ao financiamento. Enquanto as do “bottom up”, primeiramente, “passarão pelo processo de formação, e os qualificados estarão capacitados para disputar os restantes 7,5 milhões”.
Questionado sobre a relação entre a linha de financiamento e o número de empresas a serem aprovadas, Júnior frisou: “O que acontece é que quando verificamos os projectos que nos chegam, ninguém pede 50 ou 100 mil, todos vão para o máximo. Então, verificando o dinheiro disponível, se for para o máximo, não dará para financiar muitas empresas”.