O Presidente da República, Filipe Nyusi, exerceu o seu direito de voto na manhã desta quarta-feira, 09 de Outubro, na Escola Secundária Josina Machel, na cidade de Maputo, e aproveitou a ocasião para apelar à serenidade e à participação activa de todos os moçambicanos no processo eleitoral.
Em declarações à imprensa após votar, Nyusi sublinhou a importância de manter a calma e evitar agitações, reforçando a necessidade de respeitar o processo eleitoral: “Apelamos a todos os moçambicanos para aderirem a este processo, continuamos a apelar para que sejamos serenos, calmos, para no fim festejarmos”, disse o Presidente.
Nyusi dirigiu-se ainda aos moçambicanos, tanto no país quanto na diáspora, desejando que o processo eleitoral decorra conforme o esperado. “Desejo a todos os moçambicanos, a nível nacional e na diáspora, que tudo corra como nós, moçambicanos, queremos, porque a nossa democracia de facto ajuda no desenvolvimento do nosso país”, afirmou.
O Presidente também alertou para que não haja grupos a provocar distúrbios ou ameaçar eleitores. “Pedimos para que não haja um grupo de cidadãos a agitarem os outros ou mesmo a ameaçar, que tudo aconteça dentro da tranquilidade”, apelou.
Nyusi finalizou com um pedido para que os resultados não sejam anunciados antes do tempo oficial, lembrando que “o jogo tem 90 minutos”. O líder moçambicano fez um convite à unidade, sublinhando que “estamos todos juntos e cada um com a sua responsabilidade”.
As sétimas eleições gerais de Moçambique incluem a escolha do Presidente da República, dos deputados à Assembleia da República, das Assembleias Provinciais e dos Governadores de Província.