EnglishPortuguese

Galp vai vender suas acções na Área 4 da Bacia do Rovuma

A companhia portuguesa Galp anunciou, em comunicado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), que irá vender a sua participação de 10% na Área 4 da Bacia do Rovuma, em Cabo Delgado. A operação deverá ser concluída até ao final do ano, como parte da sua estratégia de investimento “disciplinada”.

“A Área 4 inclui o Coral Sul FLNG [plataforma flutuante], em operação desde 2022, bem como os desenvolvimentos ‘onshore’ dos projectos prospectivos Coral Norte FLNG e Rovuma LNG, ambos com previsão de aprovação para 2024/2025”, explica o documento citado pela Lusa.

A Galp espera receber 650 milhões de dólares pela venda das suas acções e empréstimos de accionistas, já líquidos de impostos sobre os ganhos de capital.

Além disso, o acordo prevê “pagamentos contingentes adicionais de 100 milhões de dólares e 400 milhões de dólares com a decisão final de investimento nos projectos Coral Norte e Rovuma LNG, respectivamente”.

A Área 4 é operada pela Mozambique Rovuma Venture (MRV), uma ‘joint venture’ de propriedade da ExxonMobil, Eni e CNPC (China), que detém 70% de interesse participativo no contrato de concessão.

As restantes participações na Área 4 são detidas pela Galp, Kogas (Coreia do Sul) e ENH – Empresa Nacional de Hidrocarbonetos (Moçambique), cada uma com 10%.

 

Gostou? Partihe!

Facebook
Twitter
Linkdin
Pinterest

Sobre nós

O Jornal Dossiers & Factos é um semanário que aborda, com rigor e responsabilidade, temáticas ligadas à Política, Economia, Sociedade, Desporto, Cultura, entre outras. Com 10 anos de existência, Dossiers & Factos conquistou o seu lugar no topo das melhores publicações do país, o que é atestado pela sua crescente legião de leitores.

Notícias Recentes

Edital

Siga-nos

Fale Connosco